Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sarau apresenta violoncelo ao público





O Som+Eu realizou mais uma sarau no último dia 26 e dessa vez o instrumento escolhido foi o violoncelo. O professor Gustavo Lyra foi o responsável por apresentar o instrumento ao público. Para exemplificar o que é o mecanismo de vibração das cordas e fazer com que as pessoas tivessem o primeiro contato com o som, ele tocou um prelúdio de Bach, em Sol Maior, peça de grande dificuldade, que foi executada com maestria sob o olhar atento da platéia.

Ao todo, 27 alunos se apresentaram ao lado dos professores do projeto. Além de Bach a plateia pode ainda se encantar com peças de Villa-Lobos e Beethoven, além de artistas mais recentes como Alceu Valença e a banda pop U2. Os professores Gustavo e Aline Gonçalves tocaram “Assobio à Jato”, para flauta e violoncelo, de Heitor Villa-Lobos e a música, que tem sonoridade de difícil compreensão foi executada com perfeição pelos dois.

As primeiras alunas a se apresentarem foram as jovens Camila e Isabela, que estudam violoncelo. Em companhia do professor Gustavo, elas apresentaram a música “With or without you”, da banda irlandesa U2, numa demonstração clara de que é possível usar instrumentos de música clássica para encantar o público com lindas canções populares – as meninas foram aplaudidas de pé. “O Som+Eu tem me dado toda a base para eu fazer vestibular para música um dia e esse é o meu grande sonho. Estou me aprimorando para isso e vou conseguir”, disse Camila Jacinto de Melo após a apresentação. A jovem tem 18 anos, vive na Providência e estuda no Som+Eu desde março.

O projeto conta com uma camerata, formada pelos próprios professores. Para o sarau eles apresentaram uma peça de Villa-Lobos, “Bachianas nº4”, para cordas. A melodia, relativamente triste e contrita, da música deixou o público extasiado. Pessoas simples, de uma comunidade carente, tiveram a oportunidade de entrar em contato com uma das obras mais famosas daquele que é tido, pela crítica especializada, como o maior gênio da música brasileira de todos os tempos.

O repertório também cedeu espaço para a música popular e regional brasileira. O grupo de flautas, sob supervisão da professora Aline Gonçalves, tocou “Anunciação”, de Alceu Valença. A apresentação reuniu 15 alunos, com idades entre 8 e 12 anos. Com afinação perfeita, os flautistas mostraram grande sincronia e aplicação. Encerrando a noite, subiu ao palco a Orquestra Experimental Antônio Conselheiro, que reuniu alunos de vários instrumentos musicais. A primeira apresentação do grupo brindou o público com a contagiante composição de Ludwig Van Beethoven, “Ode à Alegria”, tema da 9ª Sinfonia. O público gostou tanto que o grupo teve que tocar a música outra vez, sob os apelos por um bis.

As apresentações do Som+Eu acontecem mensalmente. A próxima será no dia 30 de novembro, quando será realizado o Sarau de Violão e Canto. Nestes eventos, é possível observar a formação de um público ávido por boa música e que vive na Providência e bairros próximos, uma região carente de programação cultural. “Aqui está nascendo uma orquestra sinfônica”, disse emocionada e sob aplausos do público a coordenadora do Som+Eu, Moana Viterbo Martins, ao fim do sarau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário